Época futebolística de 2017

A Liga Moçambicana de Futebol vai sortear, hoje, o Moçambola-2017, uma prova que se prevê que comece a 18 de Fevereiro próximo e termine em Outubro.

O sorteio, que vai realizar-se na sede da Federação Moçambicana de Futebol, na capital do país, vai contar com a presença dos representantes das 16 equipas que vão tomar parte da prova. Das dezasseis equipas nacionais que vão disputar a prova, o maior destaque vai para as que subiram na presente temporada, nomeadamente o regressado Textáfrica do Chimoio, os estreantes Universidade Pedagógica de Lichinga e da Associação Desportiva de Macuácua. A estas equipas juntam-se o Ferroviário da Beira, campeão nacional, União Desportiva de Songo, vice-campeão nacional, Chibuto FC, Liga Desportiva de Maputo, Ferroviário de Maputo, Ferroviário de Nampula, Costa do Sol, Maxaquene, Ferroviário de Nacala, 1.º de Maio de Quelimane, Desportivo de Nacala, Chingale de Tete e ENH de Vilankulo.

Destes, recorde-se, o 1.º de Maio de Quelimane e o Chingale de Tete conseguiram garantir a permanência na última jornada da edição deste ano, numa prova que teve como despromovidos os Desportivos de Maputo e de Niassa e o Estrela Vermelha de Maputo. Sabe-se que o Ferroviário da Beira, na qualidade de campeão nacional, será a primeira a tirar o primeiro adversário da próxima época.

De acordo com o aprovado, numa reunião de direcção da Liga Moçambicana de Futebol, para além da manutenção das dezasseis equipas, o início antecipado da prova foi outro ponto aplaudido pelos amantes do futebol, em particular o Moçambola. Esta medida visa conferir rodagem as equipas moçambicanas que vão participar nas Afrotaças e evitar que haja muitos jogos do Moçambola no meio de semana.

A questão da redução do número de equipas participantes bem como um outro tipo de modelo de realização da prova foram colocados à mesa, em função da redução do orçamento pelos parceiros.

Recorde-se que o Ferroviário da Beira e a União Desportiva de Songo são as duas equipas que vão representar o país nas competições africanas, designadamente nas eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e da Taça das Confederações Africanas, Taça CAF, ou simplesmente Taça Nelson Mandela. Daí precisarem que a prova inicie mais cedo para poderem ter alguma rodagem, de modo a enfrentarem a primeira eliminatória das respectivas provas africanas.

Desta forma, a primeira competição oficial do país será a 04 de Fevereiro, nomeadamente a Supertaça de Moçambique, envolvendo o Ferroviário da Beira e a União Desportiva de Songo, campeão nacional e vencedor da Taça de Moçambique, respectivamente. Uma semana depois, a 11 de Fevereiro, inicia o Moçambola-2017.

Fonte: O País