Os dados sobre empresas, recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), deverão estar prontos e ser publicados este Janeiro, indica um documento publicado na página electrónica da instituição pública.

A nota, que cita uma fonte da Direcção de Estatísticas Sectoriais e de Empresas (DESE), indica que os trabalhos foram realizados entre os anos 2015 e 2016.

“O Censo de Empresas é uma operação estatística que tem por objectivo recolher dados sobre a estrutura e a implantação territorial de infra-estruturas económicas e sociais para um melhor conhecimento da universalidade das suas actividades”, lê-se no documento.

A recolha de dados, no quadro desta actividade, decorreu, em duas fases, a primeira, tendo abrangido a região sul, de Setembro de 2015 a Fevereiro de 2016 e, a segunda, tendo coberto as restantes regiões, entre Maio e Setembro de 2016. A segunda cobriu as províncias do centro e norte do país entre Maio a Setembro de 2016.

No total, foram registadas 48.518 unidades económicas, entre empresas, estabelecimentos e instituições sem fins lucrativos. “Terminado o trabalho de campo, decorre, neste momento, o processo de controlo de cobertura, que consiste no cruzamento da informação existente na base de dados criada”, refere o documento.

Fonte: O País