O Hospital Central de Nampula regista aumento de casos de hipertensão arterial neste inverno.

O director do Banco de Socorros, Frederico Sebastião que revelou o facto, explicou que nestas alturas do ano, a hipertensão arterial tende a aumentar devido ao frio.
Frederico Sebastião, adiantou que devido às temperaturas baixas, os pacientes hipertensos correm o risco de contrair Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A fonte advertiu os crentes muçulmanos que cumprem o mês de jejum no sentido de pautarem por uma alimentação equilibrada.
“Nestas alturas em que os muçulmanos estão a jejuar, nós temos tido o aumento de alguns casos de patologias como a hipoglicemia, porque é a altura que eles param de alimentar-se, até quatro ou três da manhã. Por vezes eles acabam ingerindo produtos não adocicados e correm o risco de durante o dia, terem uma queda de açúcar, chama-se hipoglicemia. Ela manifesta-se por perda de conhecimento e desmaios. Rapidamente controla-se quando a pessoa tem que ingerir alguma coisa quente. O maior problema nisso é quando a pessoa cai”, disse Frederico Sebastião.
O Banco de Socorros registou nos últimos cinco meses deste ano, sessenta e cinco casos de hipertensão arterial contra quarenta e nove de igual período do ano passado

Fonte: RM