Os resultados preliminares da eleição intercalar, que teve lugar quarta-feira no município de Nampula, indicam que é muito provável a realização de uma segunda volta pelo facto de nenhum dos candidatos ter ultrapassado a fasquia de 50% os votos válidos.

MAPUTO – Aliás, à medida que são divulgados os resultados das 401 assembleias de voto, fica cada vez mais aparente que o candidato do partido Frelimo, Amisse Cololo, assume a liderança.

Contudo, o total dos votos dos dois candidatos da oposição, nomeadamente Paulo Vahanle, da Renamo e Carlos Saíde, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), supera o número de votos conquistados por Cololo.

Numa contagem tendo em conta os editais afixados nas assembleias de voto, até cerca das 05h00 da manhã de hoje tinham sido contabilizados por jornalistas 300 mesas de voto das 401 montadas e os resultados eram os seguintes:

Amisse Cololo (Frelimo): 26.506 votos

Paulo Vahanle (Renamo): 22.476 votos

Carlos Saíde (MDM): 5.673 votos

Mário Albino (AMUSI): 2547 votos

Filomena Mutoropa (PAHUMO): 558 votos.

A participação na eleição parcial foi de cerca de 25 por cento, que é consideravelmente baixo, mas semelhante ao índice de adesão nas autárquicas de 2013 em Nampula.

Fonte: Folha de Maputo