A Comissão Provincial de Eleições (CPE) investiu, na terça-feira (11), cinco presidentes das Comissões Distritais de Eleições (CDE) para a cidade de Maputo, no seguimento da instalação dos órgãos de apoio à Comissão Nacional de Eleições (CNE), com vista à realização das quintas eleições autárquicas marcadas para 10 de Outubro de 2018.

Para as CDE’s de KaMubukwana e KaMaxaquene foram investidos Elton Ngoque e Salomão Fumo, respectivamente, enquanto Cassiano da Silva e Rafael Bernardo chefiam KaChamanculo e KaMavota.

KaTembe e KaNhaca são chefiados por Gabriel Parruque e António Nchangule.

Os empossados deverão assegurar a supervisão técnica e política do processo eleitoral, assim como a implementação da respectiva legislação.

Eles devem desempenhar, escrupulosamente, as funções para as quais foram indicados, exortou Ana Chemane, presidente da CPE na capital moçambicana. As decisões por eles tomadas devem alicerçar-se na independência e isenção, bem como evitar o seu envolvimento em actividades político-partidárias.

Para além de trabalharem com vista a aprofundar a democracia multipartidária, os recém-empossados devem pautar por elevada responsabilidade e compromisso de gerir o processo eleitoral com elevado sentido e cultura de paz, tolerância, diálogo, independência, integridade e imparcialidade.

Fonte: @ Verdade