A empresa canadiana Fura Gems Inc. concluiu a aquisição da Cobadale Ltd, que detém uma participação de 80 por cento em quatro licenças para a prospecção de rubis no distrito de Montepuez, na província nortenha moçambicana de Cabo Delgado, informou em comunicado.

Os restantes 20 por cento são controlados por parceiros moçambicanos, não identificados, abrangendo os activos – as quatro licenças – uma área de 394,24 quilómetros quadrados, onde as avaliações iniciais revelaram a ocorrência de mineralizações primárias e secundárias com rubis tanto de elevada como de baixa qualidade.

A Fura Gems Inc., empresa cotada na Bolsa de Valores de Toronto, anunciou ainda em comunicado, citado pelo “O País”, ter iniciado a 5 de Outubro passado um programa de furos de avaliação, tendo sido perfurados até à data 1879 metros, sendo os “resultados iniciais encorajadores”.

A aquisição da Cobadale Ltd envolveu o pagamento em dinheiro de 800 mil dólares norte-americanos e a emissão de 10 milhões de acções ordinárias da Fura Gemc Inc, podendo uma emissão adicional de cinco milhões de acções ter lugar caso alguma das licenças se venham a transformar numa concessão mineira até 19 de Setembro de 2019.

Na província de Cabo Delgado está localizada a maior mina de rubi de Moçambique. O país detém cerca de 40 por cento da reserva mundial da pedra preciosa.

O garimpo ilegal na região do distrito de Montepuez e na zona de Namanhumbire, a 30 quilómetros dali, cresce a olhos vistos.

Fonte: AIM