A DIRECÇÃO Nacional de Identificação Civil atribui, a partir de hoje, o bilhete de identidade no bairro da Mavalane, cidade de Maputo. A decorrer nas instalações da Rádio Indico, na Avenida das “FPLM”, a iniciativa termina na sexta-feira.

Segundo Alberto Sumbane, Porta-voz da DIC, pretende-se com a iniciativa disponibilizar os serviços de identificação em local mais próximo do cidadão para possibilitar que mais pessoas tenham o documento.

Contrariamente a iniciativas anteriores em que o documento era disponibilizado sem custos, desta vez o processo não será grátis, devido ao tipo de parceria que não inclui a cobertura financeira do valor do BI.

“Estamos a mobilizar apoios com vista a atribuir o documento gratuitamente nas próximas ocasiões”, disse.

A iniciativa visa também eliminar situações de pessoas que recorrerem a intermediários para a obtenção do documento e acabam sendo burladas.

“Os intermediários dificultam o normal funcionamento dos nossos serviços por isso, queremos acabar com este fenómeno”, disse.

A actividade marca a segunda edição da campanha de emissão de bilhetes nos bairros. No ano passado a iniciativa abrangeu os distritos municipais KaMubukwana e KaMavota. A intenção, neste ano, é incluir todos os bairros da urbe.

Fonte: Notícias MZ