O BANCO de Moçambique foi apontado como o Empregador de Preferência no nosso País, em resultado de uma pesquisa desenvolvida pela empresa NHP Consultoria e Serviços, em parceria com a Herman Group, Employer of Choice (baseados nos Estados Unidos de América), o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Instituto de Nacional de Emprego e Formação Profissional.

Na globalidade, a pesquisa colocou o Banco de Moçambique como Empregador do nosso país, com 15.8 por cento, seguido pelo Banco Internacional de Moçambique (BIM),  com 9.8 por cento, e, na terceira posição, o Standard Bank, com 8.7 por cento.

Participaram nesta pesquisa piloto 540 pessoas, sendo a maioria (92 por cento), com idades entre os 18 e 30 anos. O sector mais mencionado como sendo de preferência para trabalhar é o financeiro, com cerca de 46.2 por cento. A percepção de bom salário foi a que mais vezes foi mencionada, com 73 por cento, seguido pelo ambiente agradável e prestígio, com 11 por cento. A reputação da empresa e prestígio tiveram 9 por cento.

Os outros sectores mais mencionados como preferidos foram a Autoridade Tributária (AT), a LAM-Linhas Aéreas de Moçambique e a KPMG.

Para as pessoas com idade superior a 40 anos, a garantia de reforma constitui um dos atractivos para a escolha do empregador, os mais jovens, com idade entre 18 e 25 anos, essa garantia de reforma não tem relevância para a escolha.

Intervindo na cerimónia, Eric Granry, representante da NHP, referiu que ao realizar esta pesquisa a empresa pretendia trazer para o mercado moçambicano este produto, que acredita que vai promover competitividade entre as organizações tanto do sector privado, bem como do sector público.

“Os resultados que apresentamos são de uma pesquisa piloto, que representa o ponto de partida para a realização da edição 2017/2018 das pesquisas sobre Melhor Empregador e Empregador de Preferência”, disse, acrescentando que, de forma particular, a pesquisa sobre o Melhor Empregador visa apurar o melhor empregador que vai resultar do cruzamento das variáveis Cultura Organizacional, Liderança, Gestão do Capital Humano, Formação e Desenvolvimento, entre outras.

A NHP Consultoria e Serviços espera que as pesquisas Empregador de Preferência e Melhor Empregador em Moçambique sirvam de motor impulsionador das boas práticas de gestão do capital humano e de desenvolvimento do talento moçambicano, assim como da promoção de Moçambique como um país de preferência para os profissionais e talentos da mais alta qualidade e especialidade.

Fonte: Notícias MZ