Jovem de 24 anos detido em conexão com o caso

Uma tentativa de roubo de uma menor de seis meses de vida, com albinismo, foi abortada no mercado da Massamba, no bairro de Esturro, a poucos metros do posto homónimo da Polícia da República de Moçambique, sito na avenida Samora Machel, nos Pioneiros, na cidade da Beira.

O caso ocorreu por volta das 17:00 horas de anteontem, quando um jovem, que responde pelo nome de João Albino Mariano, de 24 anos, apercebeu-se da deslocação temporária da mãe da criança, Adriana Paulo, uma vendedeira de Massamba, tendo ficado a sós com a vítima incapaz de se defender.

João Mariano fez-se passar por cliente e tentou roubar a criança quando a vendedeira saiu da sua banca para trocar uma nota por igual valor em moedas ou notas de valores mais baixos como, por exemplo, vinte meticais.

Sidid Paulo, chefe da secção de imprensa no comando provincial da PRM em Sofala, referiu que a denúncia do desaparecimento da albina foi feita pela própria mãe da vítima.

Segundo a fonte policial, quando Adriana Paulo voltou à banca e não encontrou a sua filha nem o cliente, imediatamente foi apresentou queixa no posto da Polícia da Massamba, a escassos metros do mercado.

As autoridades policiais fizeram diligências que culminaram com a recuperação da vítima e a detenção do falso cliente da vendedeira, quando João Albino Mariano e a menor estavam a um quilómetro do mercado e posto da Massamba.

 “De acordo com o auto, a menor encontrava-se a com a sua mãe, que é vendedeira no mercado da Massamba. O indiciado fez-se passar por cliente. Deu-lhe dinheiro pagado [uma nota de valor facial relativamente alto]. Ele aproveitou-se da hora em que a mãe saiu à procura de trocos e roubou a menor.

Ele foi neutralizado a um quilómetro do local, quando já estava em fuga com a criança. Durante o primeiro interrogatório, o indicado alegou que levou a menor para brincar com ela”, explicou Sididi Paulo.

Fonte: Diário de Moçambique